1
Beck

Beck é uma série de 26 episódios produzida pelo estúdio MADHOUSE, e foi exibida no Japão entre Outubro de 2004 e Março de 2005. Trata-se de um anime bem original que conta a história de uma banda japonesa formada por cinco jovens. A série mostra as grandes dificuldades pelas quais passam a maioria das bandas que tentam a sorte no Japão (e no mundo).

A história começa quando Tanaka Yukio (mais conhecido como Koyuki) que é um garoto de 14, salva um cachorro chamado Beck das mãos de delinquentes de 10 anos. Por causa disso ele acaba conhecendo Minami Ryuusuke, dono do cão e líder de uma banda de rock. Os dois se tornam grandes amigos. Ryuusuke acaba largando sua banda e pensa em formar uma nova, por isso começa a procurar membros. Os primeiros a entrar são o vocalista Chiba, um cara bem "empolgado" e cheio de energia; e o sério baixista Taira, que estava a procura de uma banda que tivesse uma boa "química". Os outros membros da banda entram depois. Eles são, logicamente, o Koyuki, que por influência de Ryuusuke começa a ouvir rock e aprender a tocar guitarra; e o baterista Saku, colega de escola de Koyuki. Um cara bem calmo e bastante maduro. Sua frase preferida é: "os outros são outros." Ele diz isso sempre que alguém está preocupado com a "concorrência".

Primeiramente temos Minami Maho, irmã de Ryuusuke e uma ótima cantora. Ela fica bastante amiga de Koyuki e o ajuda muito em diversas ocasiões. Pode-se dizer que ela matém uma relação um tanto peculiar com o garoto. Temos também Izumi, amiga de infà¢ncia de Koyuki que passa a ser da "turma" do Beck. Por último, mas não menos importante, o anime conta com a presença do grande Saitou-san, um cara de 44 anos, tarado por "material sacana" e "mentor" do Koyuki. Ele é que ensina Tanaka a tocar guitarra e a nadar, já foi um grande profissional da natação no passado.

Os personagens de BECK são um dos grandes pilares do anime. Todos são muito carismaticos e possuem atitudes e bem distintas. É realmente muito interessante ver as relações entre eles, principalmente entre os membros da banda que passam por poucas e boas, mas conseguem manter o pique graças a "química" entre os mesmos.

O outro grande pilar do anime está na trilha sonora! Definitivamente é uma das melhores que temos oportunidade de ouvir. E não são só as músicas da própria banda que são boas. Toda a trilha sonora é bem legal, começando pela canção de abertura, "Hit in USA", tocada pelo Beat Crusaders. Falando das músicas tocadas pelo Beck, pode-se perceber dois estilos diferentes: o primeiro mistura um rock meio pesado com hip-hop - estas são cantadas pelo Chiba; O outro estilo é formado por músicas um pouco mais calmas - estas ficam por conta da voz de Koyuki. Apesar de serem duas correntes diferentes, todas as músicas são muito boas.

O visual do anime no geral é bom, possui traços bem legais, cenários bem feitos e baseados na realidade (a maioria das casas de shows em que a banda se apresenta realmente existe). O único problema é que a qualidade da animação é um tanto instável. à?s vezes está ótima, outras vezes parece bem esquisita. Mas isso não chega a ser algo que atrapalhe o produto final.

Beck é um anime bem original, com um enredo marcante, trilha sonora de primeira e apresenta alguns dos pernsonagens mais legais já vistos nos animes. E no final é ainda provavel que você saia com vontade de aprender a tocar algum instrumento.

Atualizado: 27/05/2006


Dragon Ball Brasil - Copyright 2003/2014. Todos os direitos reservados. (02/08/2003)