1
Avatar - A Lenda de Aang

Avatar: A Lenda de Aang (Avatar: The Legend of Aang, também conhecido como Avatar: The Last Airbender ou Avatar: War of Elements), é uma série de animação criada por Michael Dante Dimartino e Bryan Konietzko, para a Nickelodeon. Sua animação é produzida pela empresa sul-coreana DR Movie.
A série passa-se em um mundo fictício influenciado pelas artes marciais asiáticas (principalmente chinesas), mescladas à magia elemental. Conta as aventuras de Aang, o último sucessor de uma longa linhagem de Avatares, ele e seus amigos tem a missão de salvar o mundo dos ataques da Nação do Fogo. A série é estruturada na forma de "livros": cada episódio da animação se torna um "capítulo" e cada temporada um "livro" diferente. Deste modo, ao invés de escrevermos, por exemplo, terceiro episódio do livro 2, podemos escrever 2x03, onde 2 é o livro e 03 o capítulo.
Sua primeira exibição foi planejada para Novembro de 2004, mas foi ao ar pela primeira vez somente no dia 21 de Fevereiro de 2005.
O programa recebeu grande aceitação do público entre 6 a 11 anos[1], tendo o auge de 4.4 milhões de telespectadores em um de seus episódios. [2]Em 2006, foi considerado o segundo programa mais popular da Nickelodeon no Brasil, perdendo apenas para Bob Esponja.
A série utiliza um estilo de desenho similar aos vistos em animes e mangás, sendo considerado um Pseudo-anime.
Em uma era perdida, a humanidade se dividiu em quatro nações: a Tribo da Água, o Reino da Terra, a Nação do Fogo e os Nômades do Ar. Dentro de cada nação, há uma ordem de homens e mulheres notáveis, chamados de "Dobradores", que são capazes de manipular seus elementos nativos, o que, no desenho é chamado de dobra, que combina artes marciais variadas. Para manter o equilíbrio entre estas nações, existe um único dobrador que é capaz de controlar todos os quatro elementos. Esse dobrador é o Avatar, um escolhido que manifesta o espírito do mundo em uma forma humana. Quando o Avatar morre, ele reencarna em uma outra nação seguindo um ciclo milenar. Começando com o domínio de seu elemento nativo, o Avatar vai aprender como comandar todos os quatro elementos. Ao longo das eras, as incontáveis encarnações do Avatar serviram para manter as quatro nações em harmonia.

Porém a Nação do Fogo iniciou uma guerra cujo objetivo é dominar as outras três nações. Somente o avatar poderia impedí-la, mas quando o mundo mais precisa dele, ele desaparece.

Seguindo o ciclo reencarnatório, o próximo Avatar deveria nascer entre os nômades do ar. Sabendo disso, a Nação do Fogo os ataca, dizimando-lhes. A partir daquele dia ninguém mais ve um dominador de ar, e acredita-se que todos eles morreram.
Muitos acham que o ciclo é quebrado e o avatar não reencarnou nos nômades do ar. Entretanto, cem anos depois do início da guerra, dois irmãos da Tribo da Água, chamados Katara e Sokka, acham e salvam um garoto que estava preso dentro de um iceberg e logo descobrem que o garoto, que atende pelo nome de Aang, é um dominador de ar, o Avatar que sumiu há cem anos atrás. Agora é a hora de Katara e Sokka ajudarem o jovem Aang a encarar seu destino e salvar o mundo.
No terceiro episódio da série o mundo inteiro descobre que o avatar voltou e todos se enchem de esperança

Atualizado: 10/01/2008


Dragon Ball Brasil - Copyright 2003/2014. Todos os direitos reservados. (02/08/2003)